Como professor, eu percebia que trabalhar em grupos era um temor para os alunos, pois geralmente fica uma sensação de injustiça, onde alguns produzem mais que outros e todos acabam recebendo a mesma nota. Para tentar minimizar essa injustiça, eu criava cargos para os educandos realizarem trabalhos em grupos. Em todas as oportunidades em que os meus educandos se reuniam em grupos, tinham funções específicas: - Coordenador = É o representante do grupo que se dirige ao professor para esclarecer dúvidas e organizar o grupo. - Relator = Responsável por relatar o desenvolvimento dos trabalhos a cada dia e a atuação responsável de cada colega. - Pesquisador = Responsável pela organização do levantamento dos dados, pelo cronograma de pesquisa e pela distribuição das tarefas de pesquisa entre o grupo. - Apresentador = Responsável pela organização dos trabalhos apresentados, por determinar como o trabalho deverá ser apresentado e pela distribuição das tarefas de apresentação entre o grupo. Com as funções determinadas, é possível acompanhar o empenho do responsável por cada etapa de uma pesquisa. Pesquisador e apresentador são os responsáveis pelas questões operacionais e o coordenador e relator, responsáveis pelas questões de gerenciamento. Assim, todos atuam como uma equipe e a cada trabalho os alunos mudam de funções para ter a experiência em todas as etapas. O momento da aula em que os alunos estão escolhendo os cargos e definindo as suas funções é fundamental para acompanhar como está o poder de argumentação, o grau de tolerância e a organização dos educandos. Disso era isso. |
setembro 06, 2009
Trabalho em Grupos – Uma tentativa para minimizar injustiças
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